A Maçã De Ouro Que Iniciou Uma Guerra

Fale sobre o efeito borboleta: na história da Grécia antiga, há um mito sobre uma maçã de ouro que levou a uma série de eventos que eventualmente causaram a guerra de Tróia.

Peleus e Thetis, um deus e uma deusa do panteão grego se casaram. Zeus estava organizando o casamento, e ele decidiu remover a deusa Eris da lista de convidados. Isso ocorreu porque Eris era a deusa da disputa e da discórdia, e era conhecido por criar problemas onde quer que fosse. Naturalmente, ela não era a candidata perfeita para convidar para um casamento.

No entanto, Eris decidiu que ela se apresentaria sem ser convidada. Durante a cerimônia, ela se afastou, com um presente com ela – uma maçã dourada. O presente não era para a noiva ou noivo, no entanto. A maçã de ouro estava inscrito com as palavras “para a mais linda”, e assim era livre para a pessoa mais bonita da sala reivindicar por si. As deusas Hera, Athena e Afrodite se jogaram sobre a maçã, cada uma querendo reivindicá-la por si mesma (vaidosa, muito?).

Para pôr fim à commoção e evitar que as lutas de gato entrando em erupção entre diosas lindas e vãs, Zeus, o Mestre da cerimônia decidiu nomear alguém para decidir a quem a maçã de ouro deveria ir. Ele nomeou Paris, que era considerado o homem mortal mais bonito do mundo, para executar essa tarefa.

As deusas gregas não eram contrárias ao suborno, e as deusas prometeram presentes a Paris em troca de escolhê-la como a mais bela deusa. Hera e Athena ofereceram o poder e a sabedoria de Paris, no entanto, no final, era Afrodite cujo presente era o mais atraente para o jovem Paris. Aphrodite prometeu a Paris não só que ele teria o físico mais bonito do mundo, mas também que ele teria a mulher mais bonita do mundo ao seu lado.

A mulher mais linda do mundo era a famosa Helen of Troy. Ela já era casada, mas isso não era um obstáculo para Paris. Eles posteriormente fugiram, causando a famosa guerra de Tróia. Muitos conhecem a história da guerra de Tróia e como começou sobre a mulher mais bonita do mundo, mas muito poucos sabem sobre o papel que uma maçã de ouro desempenhou neste conto épico.