Máscara de ouro de Tutankhamon

O Museu Egípcio no Cairo abriga um dos artefatos arqueológicos mais famosos do mundo – cuja imagem veio a representar o mundo espetacular do antigo Egito. Este artefato é a máscara dourada que pesa 10,23 quilos, uma vez usada para decorar o cadáver mumificado do menino-rei do Egito, o rei Tutankhamon.

Postal Gold -Tutankhamon

O rei Tutankhamon tomou o trono quando ele tinha nove anos de dez anos, no ano de 1333 aC. Ele reinou apenas por um curto período de tempo, morrendo quando tinha dezoito anos. Ainda não se sabe o que causou sua morte, mas os cientistas concluíram que ele tinha o vírus da malária em seu sistema quando morreu e também sofria de uma infecção na perna.

Acredita-se que tenha tido outros problemas de saúde devido ao fato de sua linha familiar consistir em muitas uniões incestuosas, já que era tradicional que os governantes se casassem com suas irmãs ou meio-irmãs. O rei Tutankhamon também foi casado com sua meia-irmã, e sua união produziu dois filhos ainda mortos que também foram enterrados em seu túmulo.

O túmulo de Tutankhamon foi descoberto no Vale dos Reis por Howard Carter em 1922. Era um dos lugares de sepultamento egípcios mais imperturbados, já que tinha sido obscurecido por montes de cascalho, mantendo-o seguro dos ladrões de túmulos ao longo dos séculos antes dele foi re-descoberto.

Ele foi enterrado em verdadeiro estilo real, em uma camada de caixões de madeira banhados a ouro revelando um caixão de ouro sólido no núcleo interno. Quando o caixão de ouro foi aberto, a equipe arqueológica encontrou sua máscara de morte, uma obra de arte incrível e elaborada, ainda mais impressionante ao considerar a tecnologia limitada disponível para os antigos egípcios.

A máscara é criada a partir de duas folhas de ouro batidas e polidas, e cientistas que estudaram o crânio mumificado concluíram que a máscara era semelhante ao que o menino-rei teria parecido (embora um pouco idealizado, como representações dos ricos e As famosas são muitas vezes!). Ele é retratado vestindo a tozinha real, que tem listras de vidro azul, para imitar lapis lazuli, uma pedra que foi pensada para trazer sorte. A testa da máscara tem as cabeças de um abutre e uma cobra lado a lado, representando soberania sobre o Alto Egito e o Baixo Egito, respectivamente. Os olhos estão alinhados com lapis lazuli real, assim como as sobrancelhas.

A máscara de ouro inestimável de Tutankhamon foi exibida em diferentes países, inspirando admiração em visitantes de museus em todo o mundo, mas em 1980 foi decidido que o artefato permaneceria no Museu egípcio, já que era considerado muito frágil e precioso. É definitivamente impressionantemente bonito, e nós concordamos que é um dos tesouros mais antiquados da antiguidade. Enquanto nós, no Postal Gold, estamos mais do que felizes em derreter e reciclar o ouro velho, este é um item de ouro que esperamos permanecer intacto por pelo menos alguns séculos mais!